Pular para o conteúdo principal

Clássicos do Mundo Corporativo - Max Gehringer

 

LIVRO: Clássicos do Mundo Corporativo

AUTOR: Max Gerhinger

EDITORA: Globo

DATA DE PUBLICAÇÃO DA EDIÇÃO: 2008

Mais uma leitura de Max Gerhinge, é o segundo dele que leio no ano, e assim como disse na resenha do livro anterior, digo novamente nesse: “Recomendo demais a leitura do livro, principalmente por aqueles que estão mais envolvidos no setor privado”.

Dessa vez, o livro traz os 66 comentários de Max Gerhinge que mais agradaram os ouvintes da rádio CBN. Parecido com o livro anterior, nesse ele traz mais casos, que ele explana de forma bem irônica e engraçada, algumas críticas e reflexões sobre o ambiente corporativo.

E, para motivar nosso leitor, deixarei novamente um dos casos contados no livro como inspiração e para conhecer a obra.

19 / A Essência da Liderança

“Todos nós já ouvimos a expressão “nessa vida há líderes e há seguidores”. Creio que todos concordam que há mais seguidores que líderes, porque um líder sempre tem mais que um seguidor.

É claro que todo seguidor tem a ambição e se tornar líder. A pergunta é: o que se deve fazer passa irro acontecer? A resposta é tão simples que parece complexa.

Liderança nada mais é que a capacidade de influenciar um grupo. Um líder tem ambição, energia, vontade de liderar, autoconfiança e conhecimento. Coisas que a maioria das pessoas acha que tem e tem mesmo.

Cada um de nó é um líder em potencial. A parte difícil é saber como passar da teoria a prática. Conheço uma empresa que soube como demostrar isso com criativa simplicidade. Levou seus funcionários à beira de um rio, com correnteza forte, e colocou cinco funcionários, escolhidos ao acaso, dentro de um barco. Cada um ganhou um remo e o barco foi solto na correnteza.

O objetivo era levar o barco até a linha de chegada, cem metros adiante. A Primeira reação foi de pânico, mas não demorou nem 1 minuto para que um dos cinco começasse a orientar os outros quatro, coordenando o ritmo das remadas e cuidando para que o barco não adernasse nem atolasse na margem do rio. Esse era o líder? Sem dúvida.

Quando o barco atingiu a linha de chegada, a empresa tirou do barco o líder e fez os quatro seguidores voltar ao ponto de partida. Soltou o barco novamente no rio. Veio a surpresa: um dos quatro imediatamente assumiu a posição de líder> O barco chegou de novo ao seu destino.

Em seguida, saiu do barco o segundo líder e ficaram os três seguidores. O barco fez o percurso novamente, sem afundar, porque um dos três liderou os outros dois. Liderança, o exercício mostrou, todos ali tinham. A lição é simples: quando a situação aperta, o líder sempre aparece.

Enquanto a maioria fica pensando no que precisa aprender para se torna um líder, uns poucos saem liderando. Na teoria, todos somos líderes. Na prática, o líder é o que aproveita antes a oportunidade de ser líder.”


E assim finalizamos nossa resenha de hoje. Até a próxima!

Comentários

Destaques do mês

O Ateneu - Raul Pompeia

  LIVRO:   O Ateneu AUTORES: Raul Pompéia  EDITORA: Gold Editora DATA DE PUBLICAÇÃO DA EDIÇÃO: 2021 O Ateneu é considerado uma obra-prima da literatura brasileira, conhecida por sua abordagem psicológica e sua crítica social. O romance é narrado em primeira pessoa por Sérgio, um adolescente de 11 anos que, a pedido do pai, é enviado para estudar no internato chamado Ateneu, uma escola tradicional no Rio de Janeiro. A obra é considerada um dos principais exemplares do naturalismo brasileiro e destaca-se pela profundidade psicológica dos personagens e pela rica descrição do ambiente escolar. Ao longo da narrativa, Sérgio enfrenta as complexidades da vida em um internato, onde precisa lidar com as rígidas normas disciplinares, as intrigas entre colegas e a hipocrisia dos adultos que o cercam. O Ateneu, que à primeira vista parece ser um local de formação moral e intelectual, revela-se um microcosmo da sociedade da época, repleto de vaidade, inveja e corrupção. Um dos aspectos cativantes

Parasita - Arthur Conan Doyle

  LIVRO:  Parasita AUTORES: Arthur Conan Doyle EDITORA: O Melhor de Cada Tempo DATA DE PUBLICAÇÃO DA EDIÇÃO: 2023.   Parasita, é um conto que posteriormente descobri que também foi adaptado para ser uma novela, para quem conhece Arthur Conan Doyle, sabe que ele também é o autor do personagem Sherlok Holmes. A história é narrada por Gilroy, um jovem professor universitário de fisiologia, cético em relação ao paranormal. Ele se vê envolvido com Miss Penelosa, uma hipnotizadora que se diz capaz de controlar a mente das pessoas. Inicialmente, Gilroy considera as alegações de Miss Penelosa como fraudes e decide investigá-las cientificamente. No entanto, à medida que se submete às sessões de hipnose para desmascarar a charlatã, ele se torna vítima do controle mental dela. É bem interessante, que os textos de Conan Doyle têm essa pegada de mistério, investigação, temas intrigantes e para quem gosta, é um prato cheio. rsr O texto é bem curtinho, dá para ser lido em 2, 3 dias

O Alienista - Machado de Assis

LIVRO: O Alienista AUTOR: Machado de Assis EDITORA: Skeelo DATA DE PUBLICAÇÃO DA EDIÇÃO: 2021 O Alienista, obra do renomado autor brasileiro Machado de Assis, é um conto satírico que explora questões de poder, razão e loucura. Publicado originalmente em 1882, o livro apresenta uma narrativa envolvente e perspicaz, além de uma análise crítica da sociedade e de suas normas. A trama se desenrola na cidade fictícia de Itaguaí, onde o Dr. Simão Bacamarte, um médico renomado, decide estabelecer um hospício chamado Casa Verde. O foco do hospício é identificar e tratar doenças mentais, mas com o tempo, Bacamarte começa a considerar uma gama cada vez maior de comportamentos como sinais de insanidade. Isso leva à internação de grande parte da população, gerando caos e descontentamento. Ao longo da narrativa, Machado de Assis lança mão de um humor irônico e mordaz para satirizar a busca excessiva por conhecimento e a arrogância intelectual. O Dr. Bacamarte, com seu zelo científico,