Pular para o conteúdo principal

Os 50 Posts Mais Comentados no LinkedIn - Max Gerhinger

 LIVRO: Os 50 posts mais comentados no Linkedim.

AUTOR: Max Gehringer

EDITORA: Skeelo

DATA DE PUBLICAÇÃO DA EDIÇÃO: 2020

“Os 50 posts mais comentados do Linkedim” de Max Gehringer lançado em 2020, é um resumo dos posts que tiveram mais comentários, curtidas, compartilhamentos e engajamentos no geral. Como o próprio autor informa da descrição do livro, ele entrou no Linkedim em 2019, após ter recebidos insistências de pessoas próximas.

O Livro tem uma linguagem bem simples e irônica, permitindo a fácil interpretação e leitura, onde o autor consegue, em pequenas histórias, explanar sobre diversas situações do cotidiano do mundo corporativo. Em sua experiencia de muitos anos, principalmente como consultor de empresas, o autor teve a possibilidade de lidar com diversas situações e de conviver com diferentes pessoas. E isso proporcionou a ele uma riqueza de situações em que ele exprime muito bem no livro.

Recomendo fortemente a leitura do livro, principalmente por aqueles mais envolvidos com o setor privado. Creio que como eu, muitos outros farão boas reflexões sobre os pequenos casos contados no livro. E vou deixar abaixo, uma dessas histórias contadas, para estimular nosso caro leitor conferir os demais.

9 / Salário

“Há dois mil anos, o sal era vital para a sobrevivência, por ser a única maneira de conservar a carne por vários meses.

Por isso, o exército romano dividia o pagamento de seus soldados em duas partes: uma era paga em moedas e maior parcela podia ser trocada por sal.

Essa parte do pagamento tinha o nome de “salarium”. Foi daí que surgiu não só a nossa palavra “salário”, mas também a expressão “preço salgado” para qualquer mercadoria que custe os olhos da cara.

Como o exército romano se manteve vencedor por séculos, supõe-se que os soldados estivessem satisfeitos em receber seu pagamento em sal. Hoje, embora o sal seja barato, a palavra “salário” continua a ser usada, talvez para lembrar às empresas por que os soldados romanos conseguiram conquistar o mundo.

Uma legião de funcionários mal pagos pode até ganhar uma ou outra batalha. Mas só um exército de funcionários bem-pagos consegue vencer todas as guerras.

Durante minha carreira conheci várias empresas que pagavam mal seus funcionários, mas conseguiam ter sucesso.

Hoje, nenhuma dessas empresas existe mais. No longo prazo, como os romanos ensinaram, a motivação e vitória serão sempre diretamente proporcionais ao salário pago.”


Na imagem abaixo contém a seleção de histórias contadas no livro.



Comentários

Destaques do mês

O Ateneu - Raul Pompeia

  LIVRO:   O Ateneu AUTORES: Raul Pompéia  EDITORA: Gold Editora DATA DE PUBLICAÇÃO DA EDIÇÃO: 2021 O Ateneu é considerado uma obra-prima da literatura brasileira, conhecida por sua abordagem psicológica e sua crítica social. O romance é narrado em primeira pessoa por Sérgio, um adolescente de 11 anos que, a pedido do pai, é enviado para estudar no internato chamado Ateneu, uma escola tradicional no Rio de Janeiro. A obra é considerada um dos principais exemplares do naturalismo brasileiro e destaca-se pela profundidade psicológica dos personagens e pela rica descrição do ambiente escolar. Ao longo da narrativa, Sérgio enfrenta as complexidades da vida em um internato, onde precisa lidar com as rígidas normas disciplinares, as intrigas entre colegas e a hipocrisia dos adultos que o cercam. O Ateneu, que à primeira vista parece ser um local de formação moral e intelectual, revela-se um microcosmo da sociedade da época, repleto de vaidade, inveja e corrupção. Um dos aspectos cativantes

Parasita - Arthur Conan Doyle

  LIVRO:  Parasita AUTORES: Arthur Conan Doyle EDITORA: O Melhor de Cada Tempo DATA DE PUBLICAÇÃO DA EDIÇÃO: 2023.   Parasita, é um conto que posteriormente descobri que também foi adaptado para ser uma novela, para quem conhece Arthur Conan Doyle, sabe que ele também é o autor do personagem Sherlok Holmes. A história é narrada por Gilroy, um jovem professor universitário de fisiologia, cético em relação ao paranormal. Ele se vê envolvido com Miss Penelosa, uma hipnotizadora que se diz capaz de controlar a mente das pessoas. Inicialmente, Gilroy considera as alegações de Miss Penelosa como fraudes e decide investigá-las cientificamente. No entanto, à medida que se submete às sessões de hipnose para desmascarar a charlatã, ele se torna vítima do controle mental dela. É bem interessante, que os textos de Conan Doyle têm essa pegada de mistério, investigação, temas intrigantes e para quem gosta, é um prato cheio. rsr O texto é bem curtinho, dá para ser lido em 2, 3 dias

O Alienista - Machado de Assis

LIVRO: O Alienista AUTOR: Machado de Assis EDITORA: Skeelo DATA DE PUBLICAÇÃO DA EDIÇÃO: 2021 O Alienista, obra do renomado autor brasileiro Machado de Assis, é um conto satírico que explora questões de poder, razão e loucura. Publicado originalmente em 1882, o livro apresenta uma narrativa envolvente e perspicaz, além de uma análise crítica da sociedade e de suas normas. A trama se desenrola na cidade fictícia de Itaguaí, onde o Dr. Simão Bacamarte, um médico renomado, decide estabelecer um hospício chamado Casa Verde. O foco do hospício é identificar e tratar doenças mentais, mas com o tempo, Bacamarte começa a considerar uma gama cada vez maior de comportamentos como sinais de insanidade. Isso leva à internação de grande parte da população, gerando caos e descontentamento. Ao longo da narrativa, Machado de Assis lança mão de um humor irônico e mordaz para satirizar a busca excessiva por conhecimento e a arrogância intelectual. O Dr. Bacamarte, com seu zelo científico,